Gestão de Supermercados: Tudo que você precisa saber sobre gestão de pequenos e médios supermercados

Gestão de Supermercados: Tudo que você precisa saber sobre gestão de pequenos e médios supermercados, desde a montagem até o lucro eBook Kindle.

Gestão de Supermercados: Tudo que você precisa saber sobre gestão de pequenos e médios supermercados, desde a montagem até o lucro eBook Kindle

Este livro contém informações importantes que ajudarão você a montar seu supermercado e orientar a equipe para uma operação eficiente e lucrativa.

O foco são supermercados de pequeno e médio porte, com até quatro checkouts, onde as lojas possuem uma menor variedade de itens, vendem alimentos e produtos de primeira necessidade.

A MONTAGEM

Este guia orienta o empreendedor a montar uma loja, apresentando informações específicas sobre o negócio e suas variações.

Ao compartilhar experiências, o autor aponta problemas e questões corriqueiras, cujas soluções podem ser identificadas na montagem e organização.

A EQUIPE

O autor aborda questões importantes sobre a escolha da equipe, levando em conta a capacidade técnica e a fidelidade das pessoas, além da importância de uma gestão pesquisadora que use a Liderança Situacional.

Ele compartilha experiências e orientações para que o empreendedor seja capaz de montar uma equipe que produza com eficiência e alcance os resultados desejados.

O PLANO ESTRATÉGICO

Todo empresário quer nascer, crescer e revolucionar. Quer traduzir a visão ou o sonho, e ser importante para o cliente e para a sociedade, mesmo sabendo que o consumidor é quem decide “se” e “como” a loja vai existir no futuro. Por isso, é essencial o desenvolvimento de Planos Estratégicos que orientem as decisões da liderança, e que sejam concebidos com a participação dos indivíduos que tem muito a oferecer para que a loja tenha um futuro de sucesso.

A OPERAÇÃO

O autor explica a importância da análise dos relatórios diários de resultados junto aos líderes das diversas áreas para garantir uma operação eficiente. Ele aborda a importância de solucionar os entraves que o cliente encontra nos pontos de vendas, como falta de mercadorias, corredores obstruídos, prateleiras vazias, mau atendimento e falta de limpeza. Além disso, ele sugere estratégias para acompanhar a concorrência e manter sua loja atraente para os clientes.

OS CLIENTES

O autor trabalha a necessidade de se conhecer o comportamento dos clientes – de onde eles vêm, qual a frequência de compras, o que acham dos preços e da loja, etc. Ele também orienta como se preparar para as reclamações e sugestões, como anotar queixas e prover feedback quando possível. O relacionamento com o cliente e a percepção que ele tem de sua loja são fundamentais para o sucesso de seu negócio.

A GESTÃO

O autor compartilha de sua experiência, orientando os empreendedores a gerir suas lojas com eficiência. Ele foca em vários aspectos da gestão de supermercados, incluindo a gestão comercial, operacional, financeira, administrativa, contábil, fiscal e de pessoal.

Além destas orientações, o autor apresenta ao empreendedor os aspectos mais relevantes da tecnologia da informação e automação de supermercados. Ele também aborda estratégias de marketing e merchandising que podem ser aplicadas com sucesso para atrair mais clientes e aumentar o volume de vendas.

SOBRE O AUTOR

Marcílio Raimundo Dias tem formação em Administração de Empresas, Comunicação Social e Marketing pela Universidade Newton Paiva em Belo Horizonte/MG e extensão em Jornalismo Literário na PUC de Campinas/SP. Ele tem vasta experiência como consultor, tendo atuado na montagem e operação de mais de sessenta supermercados por todo o Brasil. Também atuou como Executivo na gestão comercial e de operação por 22 anos em empresas como Makro Atacadista S/A, Apoio Mineiro, Hipermercados Viabrasil, dentre outras.

Ele é Executive e Life Coaching, certificado pelo ICI (Integrated Coaching Institute) de São Paulo. Além disso, ele é Instrutor em programas de formação de executivos, tendo também participado de missões empresarias através da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e outras entidades em Chicago, New York, Atlanta, Miami, México, Buenos Aires e Lima.<

Deixe uma resposta

Fechar Menu